3 atividades para fazer com as crianças para ensinar a entender sentimentos e emoções

3 atividades para fazer com as crianças para ensinar a entender sentimentos e emoções

Para os pequenos, não é fácil compreender suas próprias emoções. Por isso, assim como qualquer outra habilidade a ser desenvolvida na infância, é necessário estímulo, cuidado e respeito . Através de atividades lúdicas, é possível estimular os pequenos a compreenderem o que estão sentindo - e trouxemos 3 sugestões para você!


Tempo de leitura aproximado: 04 minutos



1- O potinho da paz


Essa atividade é para crianças de 3 anos ou mais e serve para ajudá-los a criar estratégias para resolver conflitos e relaxar. Para a dinâmica, vocês vão precisar:

→ Um pote com tampa;
→ Água morna;
→ 1 colher;
→ Glitter;


Pegue o potinho e coloque a água dentro, com cuidado, sem encher todo. Depois de pôr a água, peça para a criança colocar algumas colheres de glitter, feche a tampa e agite o pote.
O glitter vai ficar flutuando e girando dentro do pote - neste momento, explique que, assim como o glitter, nossos sentimentos também ficam ‘nadando’ na nossa cabeça e coração - por vezes, o sentimento está mais agitado.

Coloque o pote em uma superfície plana e reflitam juntos como o glitter se acalma - exatamente o que devemos fazer quando os sentimentos estão agitados e bagunçados.
Aprendemos com essa atividade a importância de parar e respirar por alguns momentos, até entender o que estamos sentindo, para então resolver aquele sentimento que nos deixa desconfortável.

2- Identificando emoções


O “terrible two” é conhecido como uma fase difícil para as crianças de 2 anos. Esse momento desafiador na educação dos filhos acontece pois, é nessa fase, que a criança começa a se identificar como indivíduo, lidar com as emoções e aprender a se expressar, não é uma habilidade fácil de se conquistar sozinho.
Para ajudar nessa tarefa tão importante, vamos precisar:



→ Giz de cera;
→ Imagens de rostos com diferentes emoções - como raiva, felicidade, medo, tristeza e surpresa.


Pegue as imagens e chame seu filho para brincar e colorir as imagens com você. Durante a brincadeira, converse com ele sobre as expressões faciais das imagens:

“Como você acha que essa pessoa está se sentindo”
“O que fazemos quando estamos tristes?”
“Algum amigo seu já ficou triste? O que você fez”
“O que fazemos quando estamos felizes?”

Varie as perguntas e sentimentos, explique algumas atitudes positivas em relação aos sentimentos, fale sobre a importância de se colocar no lugar do próximo, trazendo uma reflexão maior do que os próprios sentimentos, falando também de empatia.


2- A boa e velha leitura!


Essa atividade já pode ser feita com crianças a partir do 1 ano de idade. Parece simples, mas tem um impacto muito importante e positivo na educação dos pequenos.
Ao contar uma historinha, reflita sobre os sentimentos dos personagens e faça associações com situações cotidianas. Além disso, existem algumas opções ótimas de livros que falam especificamente sobre emoções como:


→ O monstro das cores,  escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas;

→ Emocionário: Diga o que você sente, escrito por Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel;

→ O dinossauro que sentia..., escrito pela Dani Machado;

→ Quando Me Sinto Triste. Coleção Sentimentos, escrito por James Misse;



Gostou das dicas? Fazer atividades sobre sentimentos e emoções fortalecem o vínculo entre pais e filhos, além de ajudar no desenvolvimento socioafetivo dos pequenos. Essas atividades vão gerar benefícios para as crianças pelo resto da vida.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

1 de 4