Benefícios de terapias artísticas para crianças com TEA e TDAH

Benefícios de terapias artísticas para crianças com TEA e TDAH

São diversos os benefícios das atividades artísticas para as crianças, sejam elas típicas ou atípicas. Este tipo de atividade estimula o processo criativo além reforçar o bem-estar físico, mental e emocional.


Através da arte, os pequenos conseguem se expressar, ajudando a resolver conflitos internos, desenvolver habilidades interpessoais, reduzir o estresse e elevar  a autoestima.


Uma das características do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), por exemplo, é a inquietação excessiva e a falta de controle corporal, o que faz com que a criança tenha dificuldade em se manter concentrada por muito tempo. Através de atividades  que utilizam da arte com brincadeira, ajudam os pequenos a desenvolverem foco, cognição, afetividades, atenção e autocontrole - essas habilidades ajudarão muito na hora de desenvolver estratégias para lidar com dificuldades ao longo da vida.


Crianças dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista), muitas vezes tem dificuldade na comunicação verbal e social. As terapias artísticas auxiliam os pequenos a se expressarem, usando pouca ou quase nenhuma interação verbal, respeitando suas limitações, e ao mesmo tempo, abrindo portas para uma nova forma de comunicação.

Para todas as crianças, brincar com cores e atividades artísticas é uma ótima forma de estímulo e convívio social - seja fazendo parte de uma oficina de arte, brincando com os amigos ou com os pais.


Brincar com tintas, canetinhas e cores vai muito além da diversão: é sinônimo de saúde e desenvolvimento pessoal 🌈

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

1 de 4