Você sabe quanto tempo de tela é recomendado para as crianças?
A gente sabe que o ideal seria que as crianças não tivessem contato com as telas, mas entendemos que às vezes precisamos delas como uma “rede de apoio” em alguns momentos - e tudo bem!...
O Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi atualizado no ano passado, nos trazendo uma tabela recomendada de tempo de tela conforme a faixa etária das crianças, veja a seguir:
- Até 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;
- Dos 2 aos 5 anos: no máximo uma hora por dia;
- Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;
- Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
Os papais e as mamães devem ficar atentos a essa média recomendada e mais: qual tipo de conteúdo as crianças estão assistindo nos seus dispositivos. A internet é um mundo muito vasto - praticamente tudo, senão tudo - está a poucos cliques de distância.
Fazer o monitoramento do que as crianças e adolescentes estão fazendo no celular é de extrema importância para que eles não tenham contato com assuntos inapropriados para sua idade, bem como, saber com quem eles estão conversando - um tema cada vez mais importante para a segurança dos pequenos.
Por isso, além da tabela recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, também trazemos 2 opções de aplicativos para você instalar no celular e acompanhar o que seu filho faz enquanto está navegando na internet:
1. Google Family Link: o app gera um relatório (semanal ou mensal) sobre o período de uso do dispositivo, além de rastrear a localização, ocultar aplicativos, limitar o tempo de uso, entre outras ferramentas disponíveis para cuidar da segurança e saúde das crianças - disponível para IOS e Android.
- App Block: esse app é uma boa recomendação para crianças que já tem seus próprios smartphones, pois ele possibilita bloquear várias funções do celular, como chamada de vídeo, fotos e download. Pode ser criado vários perfis de bloqueios, ativados em diferentes horários - como na hora de dormir, por exemplo. O início e o fim das atividades, são definidos pelos pais. Também há uma ferramenta de segurança para que esse app não seja excluído pelas crianças, trazendo maior segurança e monitoramento no mundo online.
A educação dos nossos filhos é um desafio independente da idade, seja no online ou no dia-a-dia, mas estar atento a cada um desses desafios, é fundamental para uma infância saudável e segura.